07 de February de 2023
Foto:
12/12/2022 16:00
Índice de Situação Previdenciária (ISP)
Resultado final do Indicador de Situação Previdenciária 2022.

O resultado final do Índice de Situação Previdenciária, ISP-RPPS-2022, foi publicado e está disponivel para ser acessado na página da SPREV (https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-no-servico-publico, escolhendo a opção “Índice de Situação Previdenciária” ou diretamente no endereço https://tinyurl.com/ISP-RPPS. Está disponível a planilha com o resultado final e respectiva memória de cálculo e o relatório que explica como o ISP é apurado e com os principais resultados!

A SRPPS agradece a todos os entes federativos e gestores de RPPS que encaminharam suas manifestações e impugnações ao resultado preliminar que havia sido divulgado em 05/09/2022 e esclarece que a demora na divulgação do resultado definitivo deu-se em virtude dos seguintes ajustes:

  • O sistema de cálculo do Índice de Situação Previdenciária, quando da sua execução, deixou de contemplar o prazo estendido para envio do Demonstrativo da Política de Investimentos estabelecido pela Portaria MTP nº 1.055, de 31 de dezembro de 2021. Por este motivo, o critério Demonstrativo da Política de Investimentos - DPIN - Encaminhamento à SPPS foi excluído do cálculo como forma de não causar prejuízo na pontuação de nenhum ente.
  • Por outro lado, para alguns entes federativos, cujo DRAA inicialmente foi enviado de forma provisória, com posterior envio definitivo, tiveram a quantidade de beneficiários somadas indevidamente. O erro, verificado no resultado preliminar do ISP-RPPS, distorcia o resultado preliminar divulgado, uma vez que, o número de beneficiários é utilizado na formação de grupos e subgrupos.
  • Como a quantidade de segurados e beneficiários dos RPPS é o que os posiciona em grupos e subgrupos, tendo como parâmetros a mediana e o percentil 0,95 (os 5% maiores RPPS em número de beneficiários) da amostra, A correção da dupla contagem destes entes teve como consequência a alteração na mediana e no percentil 0,95 da amostra e, por isso, alguns entes foram movimentados entre grupos e subgrupos.
  • Assim, ao mudar de porte e maturidade, o resultado apresentado nos indicadores passou a ser comparado com o grupo/subgrupo correto, o que, em alguns casos, impactou na mudança de classificação de alguns entes.

Pedimos escusas pelo ocorrido, pelos entes que acabaram tendo sua nota reclassificada,  mas essas situações não deixam de ser importantes para maior aperfeiçoamento do ISP.

A divisão por grupos e subgrupos é essencial para a metodologia do ISP-RPPS. À exceção do Indicador de Melhoria da Gestão, as notas atribuídas a cada indicador parcial levam em consideração os dados dos indicadores parciais para o RPPS do grupo ou subgrupo. A partir disso, os RPPS são comparados somente entre aqueles do mesmo grupo ou subgrupo, ou seja, são comparados apenas entre si, o que resulta na obtenção das notas “A”, “B” ou “C”. Deste modo, explica-se a mudança de classificação de alguns entes do ISP, diferentemente do que havia sido divulgado preliminarmente.

                Vejam o Resultado Final do ISP 2022 consolidado:

 

 

GRUPO

SUBGRUPO

CLASSIFICAÇÃO

TOTAL

A

B

C

D

ESTADO/DF

 

3

6

10

8

27

GRANDE PORTE

MAIOR MATURIDADE

2

15

19

8

44

MENOR MATURIDADE

2

15

7

13

37

MÉDIO PORTE

MAIOR MATURIDADE

8

122

159

175

464

MENOR MATURIDADE

10

135

142

213

500

PEQUENO PORTE

MAIOR MATURIDADE

 

122

179

204

505

MENOR MATURIDADE

1

133

194

218

546

NÃO CLASSIFICADO

 

 

 

 

21

21

TOTAL

 

26

548

710

860

2144

 

Alertamos a todos que, de acordo com a Portaria nº 14.762/2020, o Índice de Situação Previdenciária toma como base a posição do extrato previdenciário de 31 de dezembro do ano sob análise para o seu Indicador de RegularidadeDeste modo, é importante que os entes instituidores de regimes próprios verifiquem o seu extrato previdenciário neste mês de dezembro para que se tenha uma ideia de como a posição atual irá repercutir no ISP de 2023. O extrato previdenciário atualizado pode ser acessado através do menu "CRP" no endereço https://tinyurl.com/CADPREV.

Texto/Fonte: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-no-servico-publico